Como as emoções afetam os negócios

June 5, 2018

Do atendimento, passando pelo financeiro, comercial, Rh, todos sentem – é inevitável. Já parou para pensar quais são os sentimentos verdadeiros envolvidos em todos estes setores e claro, nas pessoas inseridas neles?

 

Como o empresário Richard Branson já disse:

“Os clientes não vêm primeiro. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos clientes ”.

 

Emoções, humor e as atitudes que os envolvem, estão diretamente relacionados ao comportamento humano, podendo ter um impacto positivo e negativo na maneira como pensamos e agimos. Ou até mesmo, quando reagimos aos desafios e como atuamos sob pressão. Eles podem afetar nosso julgamento e influenciar como lidamos com decisões difíceis.

 

Estas respostas emocionais da equipe em cada departamento, pode ter um efeito indireto em toda a empresa. O humor dos funcionários pode afetar a moral e levar a um ambiente de trabalho mais tóxico - ou se positivo, mais produtivo.

 

É mais provável que funcionários felizes sejam motivados e interajam de maneira mais positiva com colegas e clientes. Existem dezenas de estudos que fornecem evidências de que a falta de apreço e engajamento alimenta o absenteísmo e o descontentamento no trabalho.

 

Segundo a Teoria dos Eventos Afetivos (Affective Events Theory - AET) desenvolvido pelos psicólogos organizacionais Howard M. Weiss (Purdue University) e Russell Cropanzano (University of Colorado), o comportamento dos funcionários é guiado pelas emoções. Ele propõe que certos aspectos de um trabalho podem afetar o humor e as emoções de um funcionário e, portanto, causar impacto na satisfação no trabalho.

 

Alguém que esteja satisfeito com seu papel em um determinado projeto pode se sentir emocionalmente mais feliz no trabalho. Essa satisfação no trabalho pode levar a melhores níveis de motivação, melhor desempenho geral e envolvimento mais ativo com colegas e clientes.

 

Já parou para pensar se suas emoções estão te guiando ou te atrapalhando?

 

 

Fale com a gente,

House of Feelings - A primeira escola de sentimentos do mundo

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes