Quantas emoções humanas diferentes existem?

 

 

A psicologia certa vez assumiu que a maioria dos nossos sentimentos se enquadra nas categorias de felicidade, tristeza, raiva, surpresa, medo e nojo. Mas um novo estudo publicado no Proceedings of National Academy of Sciences sugere que existem pelo menos 27 emoções diferentes, mas interligadas

 

Para o estudo , os pesquisadores - incluindo o diretor da faculdade GGSC, Dacher Keltner - pediram a mais de 850 participantes para assistir mais de 2.000 videoclipes.

 

Os clipes de cinco segundos incluíam nascimentos e propostas, mortes e desastres naturais, escorregões bobos e acrobacias arriscadas, aranhas, natureza, atos sexuais e até apertos de mão desajeitados.

 

Em resposta aos clipes, os participantes, escreveram livremente sobre as emoções que sentiram, pontuaram o quanto sentiram nos 34 sentimentos diferentes ou classificaram seus sentimentos em diferentes dimensões usadas na pesquisa de emoções (como positivas versus negativas, ou alta energia vs. baixa).

 

No geral, os participantes mostraram respostas emocionais muito semelhantes aos vídeos. Isso permitiu que os pesquisadores (usando novos métodos estatísticos) identificassem 27 categorias de emoções, como ansiedade, arrebatamento e nostalgia. Essas categorias não eram nitidamente distintas, mas mostravam gradientes suaves entre elas - da ansiedade ao medo, do horror ao nojo, por exemplo, e da adoração à diversão, à estranheza (veja o mapa aqui ).

 

“As experiências emocionais são muito mais ricas e cheias de nuances do que se pensava anteriormente”, diz o principal autor, Alan Cowen.

 

Não é exagero dizer que essas descobertas têm o potencial de mudar a maneira como os psicólogos pensam sobre a experiência emocional humana - não como um pequeno número de sentimentos discretos, mas como um espectro rico.

 

Mas por que os humanos teriam tantas emoções diferentes? Esta pesquisa se encaixa com a noção emergente de que uma vida feliz e significativa não é apenas sentir-se bem. De fato, experimentar uma variedade maior de emoções - até mesmo emoções mistas - pode ser essencial para nossa saúde e bem-estar.

 

Em vez de nos pressionar a nos sentirmos positivos o tempo todo, podemos abraçar o vívido arco-íris da emotividade com que todos somos dotados.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes