Propósito (parte 1): um olhar mais profundo sobre como encaramos a vida

March 11, 2019

Resultado de dicionário para propósito

substantivo masculino

  1. intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.

  2. "tenho o firme p. de viajar"

  3. aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.

     

Aposto que você também já leu o significado da palavra “Propósito” em algum dicionário da internet como este aí em cima. De forma mais superficial podemos definir ‘Propósito’ como ‘algo que se busca alcançar’, um objetivo.

 

Mas vamos tentar entender o verdadeiro significado desta palavra de uma forma mais aprofundada. Vou começar com dois exemplos práticos: se você ‘tem a intenção’ de levantar cedo amanhã para fazer uma caminhada porque quer emagrecer, você tem uma meta a ser cumprida. Se você está fazendo horas extras para juntar dinheiro e morar no exterior, você tem outro projeto a ser concretizado. E assim sucessivamente.

 

Ok, você colocou algumas metas para si mesmo e acha que já está bom demais, certo?

 

 

Mas agora vamos nos aprofundar um pouco mais nos temas acima, fazendo as seguintes perguntas:

  • Por que você quer emagrecer? Por que você quer morar fora do país?

 

"Ah Virgínia, eu quero emagrecer porque não me sinto bem com meu próprio corpo e preciso melhorar meu condicionamento físico para ter mais disposição no dia a dia". Ótimo, o seu propósito então é ter mais disposição para realizar suas tarefas diárias, ou seja, você quer estar bem consigo mesmo (a).

 

A mesma lógica se aplica ao exemplo de morar fora do país. Se você quer viajar porque este é um sonho antigo e você se sente atraído por um determinado país, vê nele uma chance de melhorar sua qualidade de vida ou até mesmo de se especializar em alguma área de estudo, então você tem grandes chances de encontrar um propósito. Sendo assim faz sentido para você colocar todas as suas coisas dentro de uma mala e pegar o avião.

 

Percebe a diferença entre uma simples meta e um propósito?

 

Agora vamos pensar de forma mais ampla sem nos limitarmos a situações pontuais. Tente responder a essas perguntas:

  • ‘Quem sou eu?’

  • ‘O que eu faço bem?’

  • ‘Quais são os meus valores?’

  • ‘Se dinheiro e tempo não fossem problema, o que eu faria?’

Fazer perguntas como essas ajuda a entender o porquê estamos fazendo o que estamos fazendo. Elas nos ajudam a chegar mais perto do motivo, da razão e por fim, do propósito da nossa vida.

 

Por consequência, ao encontrarmos o nosso propósito damos significado à nossa existência e não apenas ‘sobrevivemos ao mundo’ por inércia. Encontrar um propósito traz inúmeros benefícios tanto para nossas aspirações profissionais quanto pessoais e isso é comprovado cientificamente.

 

Um estudo da Universidade da Geórgia, mostra que existe uma forte correlação entre propósito e felicidade, inclusive ele é um dos fatores-chave que ajudam a superar o abuso de substâncias, a recuperar-se de uma tragédia ou perda e à buscar sucesso econômico. Outro estudo (do Hospital John Hopkins) provou que as pessoas que têm propósito na vida vivem mais.

 

A Latam Talent Lead do Airbnb, Milena Brentan, explica que pessoas que entendem onde estão e porque estão em determinado lugar conseguem fazer escolhas melhores. “A motivação vem de dentro e é pessoal. O impacto de alguém motivado é imensurável e ilimitado”, explica ela.

 

No ambiente de trabalho, ela aponta que a consciência do propósito de uma empresa está diretamente relacionada à sua reputação e aos seus resultados financeiros muito mais que apenas a meta do lucro. Assim, quando o nosso propósito vai além da meta de alcançar apenas resultados financeiros, a chance de sermos bem-sucedidos aumenta consideravelmente.

 

Assista ao TED de Milena Brentan, Latam Talent Lead no Airbnb:

 

 

Na segunda parte deste artigo vamos falar sobre "Como definir o seu propósito?"

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes