Passo a Passo para construir o seu MAPA da Felicidade

March 18, 2019

Aqui no blog já falamos sobre como pessoas com propósito podem redescobrir a felicidade e como isso pode gerar resultados positivos também na vida profissional dessas pessoas.

 

Mas nada como praticar aquilo que aprendemos, não é?

 

Pensando nisso, hoje queremos compartilhar uma técnica que usamos na House Of Feelings para você conseguir organizar suas ideias: o MAPA da Felicidade. Ele é muito importante para quem quer começar a entender propósito e felicidade porque muitas vezes até sabemos o que precisamos fazer, mas nunca paramos de fato para colocar tudo em um plano de ação.

 

Quer receber o MAPA? Envie um email para oi@houseoffeelings.com.br

 

 

Finalmente você vai poder ‘colocar a mão na massa’. Bora?

 

Antes de mais nada é importante ressaltar que o intuito do MAPA é guiar você a partir de agora em sua jornada de autodescoberta. E como este processo pode demorar muito tempo (meses ou até anos!), recomendamos que você preencha os campos do MAPA e guarde-o com carinho para revisitá-lo daqui um tempo. A ideia é poder observar se seus objetivos foram alcançados, ou se eles mudaram (o que é natural acontecer) e acompanhar as suas realizações.

 

 

1) Preencher o 1º campo no topo do MAPA: ‘Eu’

 

O campo 'Eu' é um espaço para expressar tudo o que você está sentindo no momento presente. Aqui você pode escrever sem medo: quase como um desabafo mesmo, os seus pensamentos, expectativas, aquilo que te aflige ou que te deixa feliz. Veja um exemplo:

 

2) Segundo campo: ‘Meu Trabalho’

 

Logo ao lado do campo ‘Eu’, escreva com detalhes como você se sente no seu trabalho. Tente responder perguntas como ‘Eu estou onde queria estar?’ e ‘Eu me identifico com o que eu faço?’ Veja o exemplo abaixo:

 

Logo abaixo você encontra os 4 pilares do MAPA, vamos explicar aqui o que significa cada um deles:

 

  • MAESTRIA

Aqui neste campo você é o ‘MESTRE’. Concentre-se em identificar quais são os seus pontos fortes. Difícil, né? Isso acontece porque geralmente não valorizamos o que fazemos de bom. Pra ficar mais fácil, tente responder às seguintes perguntas:

  • Quais são as minhas habilidades?

  • No que eu me destaco?

  • No que eu sou bom?

  • O que eu faço de melhor?

 

  • AMBIENTE

Neste campo você deve identificar e escrever quais são os elementos, empresas, instituições e atitudes que influenciam diretamente o seu propósito e objetivo e que precisam ser melhorados ou ajustados. Olhe ao seu redor e faça as seguintes perguntas:

  • O que falta mudar no ambiente onde estou para conseguir chegar onde eu quero?

  • Quem ou o quê atrapalham o meu caminho para alcançar meu objetivo?

 

  • PROPÓSITO

Agora vem a parte mais difícil: tentar enxergar aquilo que te motiva, que faz os seus olhos brilharem. O seu propósito deve ser mais do que apenas uma meta. Por exemplo: desejar emagrecer é uma meta e ter uma vida mais saudável e melhorar a sua autoestima é um propósito (leia mais aqui). Pense nas perguntas abaixo:

  • O que faz a minha vida ter sentido?

  • Se dinheiro ou tempo não fossem um problema, o que eu faria hoje?

  • O que eu mais desejo alcançar?

 

 

  • ALTRUÍSMO

 

O último ponto do MAPA é identificar e fazer uma lista de coisas e pessoas a quem você gostaria de agradecer. Você vai perceber que este processo de ‘pensar no outro’, a que chamamos de Altruísmo ajuda muito no processo de autodescoberta, de saber quem nos apoia em nossas metas e nossos sonhos. Esta lista também vai te lembrar momentos importantes da sua vida e que talvez você não tenha dado o valor que deveria. Perguntas a fazer:

  • Quem me ajudou durante os momentos mais importantes da minha vida?

  • Quais foram as situações mais difíceis que já enfrentei e quem estava presente?

  • Que ações de gratidão eu sinto que preciso tomar?

 

Seu MAPA está quase pronto, mas agora vem a parte mais interessante: seu plano de ação!

 

Depois de entender no que você é mestre (MAESTRIA), qual é o AMBIENTE que você desejar estar, quais são os PROPÓSITOS que te movem e se aproximar do seu lado humano, exercitando seu ALTRUÍSMO, você já pode partir para o campo ‘AÇÕES FUTURAS’.

 

Aqui você vai listar as principais ações que vão te ajudar a promover as mudanças necessárias para alcançar o seu propósito. Veja as Perguntas-chave:

  • O que você precisa mudar?

  • Quais atitudes vão te mobilizar a chegar mais próximo da sua felicidade?

  • O que você precisa parar de fazer para começar a investir tempo e energia no que realmente importa?

Agora confira abaixo um exemplo de como preencher o plano de ações:

 

 

Lembre-se: o MAPA é apenas o começo da sua jornada rumo à Felicidade! Caso queira se aprofundar sobre isso, acompanhe o nosso Blog ou entre em contato com a House Of Feelings que ficaremos felizes em ajudar.

 

Quer receber o MAPA? Envie um email para oi@houseoffeelings.com.br

 

Siga a House Of Feelings no Instagram (@house_of_feelings) para receber novidades e informações sobre nossos próximos cursos :)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes