Segredos do cérebro: 3 passos para ser mais criativo

May 17, 2019

O que é criatividade? Seria um talento artístico exclusivo de pessoas como Picasso ou Michelangelo? Ou uma espécie de herança genética reservada a gênios como Einstein e Leonardo Da Vinci?

 

Nada disso! A criatividade é uma capacidade que todo cérebro humano pode ter. Diferente dos outros animais, nós conseguimos enxergar infinitas possibilidades antes de reagirmos às situações que nos cercam e por isso somos capazes de imaginar coisas antes mesmo de elas existirem. Este é o princípio da nossa criatividade e também é o tema do documentário ‘Como o cérebro cria’ da Netflix.

 

Como funciona o processo criativo?

 

O processo criativo funciona a partir de combinações de estímulos. Quanto mais abundantes e fortes, mais o cérebro terá como explorar a criatividade. Mas como estimular o nosso cérebro?

 

Descubra com estes 3 passos para ser mais criativo:

 

1) Lute contra o óbvio

 

Ser criativo é lutar contra uma característica comum do cérebro: o comodismo. O nosso cérebro é um pouco ‘preguiçoso’: ele tem uma predisposição a procurar as respostas mais óbvias.  

 

Mas isso tem uma explicação biológica: como o cérebro pesa 1,5 kg, mas usa até vinte por cento da energia do corpo, ele precisa funcionar da forma mais eficiente possível, economizando energia. E para economizar essa energia, ele acaba seguindo o caminho de menor resistência, como resolver problemas a partir de soluções que já conhecemos.

 

Por isso a criatividade surge quando vamos mais fundo nas questões do cotidiano ou quando tentamos algo novo e empreendemos mudanças. ‘Mesmo que você não possa largar seu emprego você pode aprender uma nova habilidade e isso já é uma forma de estimular sua criatividade’, diz o documentário.

 

Dica: identifique coisas óbvias no seu dia a dia e tente quebrar essa rotina. Se você faz as coisas sempre do mesmo jeito então está na hora de mudar isso. Comece por pequenas intervenções como ir almoçar em um local diferente ou conversar com alguém desconhecido, por exemplo. Lembre-se que todas as experiências que vivenciamos influenciarão em nossos processos criativos.

 

2) Ultrapassar limites

 

Ao estimular respostas novas e diferentes você muito provavelmente vai cruzar a linha que separa o comodismo da criatividade. Não basta saber o que você faz sempre igual se você não der um passo além. Por isso, ultrapassar limites (no sentido positivo da expressão) será crucial para você se tornar uma pessoa mais criativa.  

 

O documentário conta a história de uma escola em Vermont (nordeste dos EUA) que estava fechando as portas por conta das notas baixas de seus alunos. Foi quando a diretoria resolveu revolucionar totalmente seus métodos de ensino: os professores da escola começaram a lecionar matemática, ciências e outras matérias com base na arte.

 

A ideia do diretor da escolha era de que as experiências artísticas nos tornam pessoas melhores mais do que os testes de matemática. E os resultados foram satisfatórios: todos os alunos melhoraram suas notas - as de matemática, inclusive, mais do que duplicaram. ‘As crianças vão se lembrar das notas? Não. Eles se lembrarão do processo que os ajudaram a desenvolver sua compreensão do mundo? Sim’, disse o diretor.

 

Proponha-se a fazer alguma coisa pela primeira vez. Crie ligações com algo completamente novo para você ou algo que já faz parte de uma habilidade que você já tem, mas pense em fazer algo que nunca fez antes! Exemplo: experimentar um prato novo naquele restaurante que sempre passou na frente e nunca parou para conhecer.

 

Dica: quais são os limites que você precisa ultrapassar? Nunca desista porque a barreira parece ser ‘difícil demais’ pra você. Seja aprender um novo idioma, morar em outro país ou trocar de emprego, você é capaz de qualquer coisa!

 

3) Não tenha medo de fracassar

 

Ir além dos limites pode ser um exercício bastante difícil e arriscado. Neste caminho é natural sentirmos medo de fracassar e por isso acabamos nos limitando à nossa zona de conforto. Este sentimento geralmente está associado à ansiedade e insegurança que alimentamos de decepcionar as pessoas ao nosso redor. Mas precisamos ter coragem para superar o medo.

 

Um cara que não teve medo do fracasso foi Daniel Brett Weiss, co-criador e escritor da série Game of Thrones, hoje uma das mais populares do mundo. O escritor conta que fracassou a vida inteira dele antes de finalmente ter sucesso com a série. 'Eu nunca me achei um bom escritor e isso me deixava perturbado’, conta ele.

 

Dica: não paralise seus sonhos e metas por conta do medo de fracassar. Vá devagar: teste pequenas mudanças e depois evolua para outras maiores. Ao errar, pare e analise antes de seguir. Esse processo vai te ajudar a errar cada vez menos até se sentir autoconfiante.

 

Incentive a sua criatividade desde agora!

 

No documentário da Netflix você vai ver como arquitetos, cientistas, músicos e muitos outros encontraram suas próprias fórmulas de criatividade. Em alguns casos você vai perceber que foi a necessidade de resolver algum problema que os levou a ser criativos. Como de costume, deixamos um checklist abaixo para ajudar você a estimular sua criatividade:

  • Converse com pessoas novas no trabalho ou no caminho para casa;

  • Assista filmes ou documentários, leia biografias e outros livros

  • Crie um ‘estoque’ de ideias a partir do contato com outras empresas ou profissionais

  • Não tente criar algo totalmente original, mas sim uma versão única de como enxergar as coisas;

  • Tenha referências artísticas, musicais ou literárias para se inspirar

  • Defina um propósito claro de vida: ele será seu incentivador para ultrapassar os limites da sua zona de conforto

  • Faça uma pequena lista de mudanças que você pode aplicar no seu dia a dia e analise os resultados periodicamente

  • Viva novas experiências como viajar para um lugar inusitado ou participar de um projeto voluntário

Como você estimula sua criatividade? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes