6 hábitos para se comunicar melhor com a sua equipe

August 5, 2019

Melhorar a comunicação com a sua equipe trará inúmeros benefícios para sua empresa e resultados imediatos no seu dia a dia. Mas se você acha que as pessoas precisam adivinhar o que você está pensando, vou logo avisando: bola de cristal não é um canal de comunicação! 

 

 

Como já falamos aqui no blog, existem várias pesquisas que comprovam que as falhas na comunicação dentro de uma empresa contribuem muito para aumentar os níveis de estresse. Isso inclui o uso incorreto de ferramentas de comunicação, falta de informação por parte da empresa e dificuldades de encontrar dados necessários para realizar tarefas.

 

A comunicação faz parte das qualidades de um bom líder, pois é por meio dela que ele coloca à prova sua inteligência emocional. Se ele se comunica bem, é porque consegue lidar com seus próprios sentimentos primeiro, controlando-os e usando-os na medida certa, usando as palavras adequadas, nos momentos corretos. Só assim ele conseguirá gerenciar os sentimentos de toda a equipe. Hoje vamos aprender 6 hábitos que vão te ajudar a entender como se comunicar melhor com a sua equipe:


1. Só escutar não é ter empatia

 

Sabe aquele(a) líder que convoca reuniões e mais reuniões para ‘ouvir’ o que as pessoas têm a dizer e no final toma a decisão sozinho(a)? Não seja essa pessoa! Se você não tem empatia pela sua equipe, suas necessidades diárias e motivações, vai ficar muito mais difícil ter empatia pelo seu cliente, não é mesmo? 


2. Desista de ter a razão sempre

 

Tem bons argumentos? Então apresente-os de forma ponderada para conquistar a confiança da equipe, do contrário você estará sendo autoritário. Além disso, estar certo o tempo todo é muito cansativo. Ser capaz de respeitar uma opinião diferente da sua é o primeiro passo para estabelecer uma relação mais aberta com esta pessoa. Reconhecer suas limitações não é vergonhoso, pois ser humilde é muito mais corajoso do que ter que ser imbatível o tempo todo.

 

3. Ironia é diferente de senso de humor

 

A maioria das pessoas está acostumada a conviver com ironia no trabalho. Mas esta é uma das piores formas de se comunicar! Como a ironia é dizer algo querendo dizer exatamente o oposto, ela é usada geralmente para criticar ou denunciar alguém de forma ‘indireta’. Isso provoca confusão e desconforto nas pessoas, diferente do humor que faz todo mundo se sentir leve e confortável.

 

4. Descomplique, mas não simplifique demais

 

Sabe quando você fala para seu liderado: “É rapidinho. Se você não conseguir me avisa que eu faço”. Pois é, nessa hora seu liderado se sente desqualificado e subestimado. Afinal, se você contratou um profissional qualificado ele acredita que você tem confiança suficiente nele para fazer o que for preciso para entregar o melhor resultado no melhor tempo. Mas entenda que isso não significa que não será trabalhoso para ele fazer. Por outro lado, complicar muito as coisas pode desmotivar as pessoas. Se algo está difícil de ser aprovado ou implementado, tente demonstrar o esforço que você está fazendo para simplificar aquele processo.

 

5. Não acredite em Teoria da Conspiração

 

Quando você acha que todos estão contra você, é porque está levando as coisas para o lado pessoal. Segundo a Filosofia Tolteca, essa Teoria da Conspiração engana o nosso cérebro e nos faz sofrer de forma desnecessária. Por isso não se sinta ofendido por todos os comentários que ouve e não deixe que os comentários ruins te perturbem. Pare de formular hipóteses ou especulações sobre o que está acontecendo. E mais uma coisa: não deixe que os elogios façam com que você se acomode. Sim, elogios também não podem ser levados para o lado pessoal. 


6. Aprenda a dar e receber feedbacks construtivos

 

No ambiente de trabalho poucas coisas podem ser tão ruins quanto a falta de feedback. É simples: você trabalha o mês todo (ou vários meses) para atingir um determinado objetivo. Quando ele é finalmente alcançado ou não, você quer saber o motivo daquele resultado. Às vezes não é preciso nem envolver um grande projeto, mas no dia a dia mesmo, sentimos a necessidade de saber como estamos trabalhando, como podemos melhorar ou o que devemos comemorar. O André Ferraz, empreendedor na In Loco Media dá algumas dicas muito interessantes sobre como dar feedbacks, dá uma olhada:

 

 

Em todos os casos, a sinceridade é o melhor ingrediente para se comunicar com a sua equipe. Cultive um diálogo aberto e descomplicado, baseado na empatia e nos feedbacks construtivos. Assim você terá muito mais chances de conquistar a confiança da sua equipe e ela também aprenderá a se comunicar melhor com você. Este é um círculo virtuoso e tanto!

 

Gostou deste post? Deixe seu comentário aqui. 
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes