Soft skills: as habilidades que você precisa buscar nos seus talentos

August 26, 2019

 Antes de falar sobre as soft skills, pense na seguinte situação: diante de dois candidatos fantásticos, com o mesmo tempo de experiência, passagem por empresas maravilhosas e diplomas impecáveis, quem você escolheria para trabalhar na sua empresa?

 

 

Faz muito tempo que contratar profissionais apenas pelo currículo ou por suas competências técnicas deixou de ser a melhor forma de tomar essa decisão. Hoje a maioria dos Gestores de Recursos Humanos está de olho nos profissionais com soft skills.

 

As soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento de um indivíduo. Sabe quando você sai de uma conversa com uma determinada pessoa desejando trabalhar com ela todos os dias? Esse “match” é exatamente o sinal de que você está diante de alguém com um conjunto de soft skills como comunicação, colaboração e equilíbrio emocional, que são fundamentais para o trabalho em grupo. 

 

Esse tipo de habilidade é importante porque não são adquiridas por meio de cursos ou treinamentos como acontece com as competências técnicas (hard skills). As soft skills são muito particulares, pois demonstram como a experiência de vida de uma pessoa molda sua personalidade. 

 

Cercar-se de colaboradores com soft skills torna o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Por isso conheça algumas soft skills que você deve procurar em seus candidatos:

 

 

1) Empatia

 

A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa é muito importante no desenvolvimento de produtos e serviços melhores. Não é à toa que 65% dos executivos buscam colaboradores com soft skills de atendimento e foco no cliente, segundo dados da Capgemini Digital Transformations Institute. Busque profissionais com inteligência emocional que possuam esta soft skill, principalmente para posições relacionadas a atendimento e Customer Success.

 

2) Comunicação

 

Segundo dados da Dynamic Signal, 80% dos colaboradores de empresas nos EUA consideram falhas na comunicação como fator contribuinte para o estresse no trabalho. Expressar-se bem é o primeiro passo para conseguir estabelecer relacionamentos interna e externamente. Além disso, investir em profissionais com soft skills de comunicação ajuda a prevenir o turn over. 

 

3) Colaboração

 

Todo mundo quer um colega de trabalho que ‘arregaça as mangas’ e está sempre disponível para ajudar os demais. Estima-se que 64% procuram por profissionais com soft skills de colaboração e cooperação em equipe. Ter a soft skills da colaboração é um ótimo sinal de que o candidato tem inteligência emocional. Se ele colabora com os outros é porque desenvolve a comunicação e os relacionamentos interpessoais e é essencial para profissionais das áreas de marketing, vendas ou parcerias, por exemplo.

 

O papel dos Recursos Humanos para a saúde emocional da equipe

 

 

4) Criatividade

 

Sabe aquele candidato que demonstra curiosidade sobre tudo? Ele pode reunir a soft skill da criatividade. Estudos mostram que 64% das empresas querem encontrar pessoas que tenham paixão por aprender coisas novas. Designers, analistas de marketing ou até engenheiros são profissionais que precisam desenvolver essa soft skill. Essas pessoas demonstram experiências de vida ricas que as levam a ser pessoas mais criativas e são talentos únicos.

 

5) Integridade/ ética

 

A integridade e a ética também são soft skills valiosas e também muito difíceis de identificar durante o processo seletivo. Encontrar um candidato íntegro, transparente e honesto é sem dúvida muito importante para sua equipe. Preste atenção se o seu candidato tem facilidade em reconhecer erros e falhas que já cometeu. Isso pode ser um sinal de que ele não tem medo de ser 'vulnerável' e por isso encara situações críticas com transparência e honestidade.

 

  

Checklist de soft skills interessantes:

  • Atitude

  • Comunicação

  • Resolução de conflitos 

  • Pensamento criativo

  • Pensamento crítico 

  • Tomada de decisão

  • Empatia 

  • Ética 

  • Resiliência 

  • Liderança 

  • Motivação 

  • Networking 

  • Paciência 

  • Persuasão

  • Positividade

  • Trabalho em equipe 

  • Gestão do tempo

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags