5 histórias que mostram que sem Inteligência Emocional não existe inovação

October 23, 2019

No mercado de tecnologia e de startups ouvimos muito falar em inovação. Dizem que no caminho da inovação o segredo não é deixar de errar, mas errar rápido.
 
Mas eu me pergunto: como essas pessoas se sentem quando falham? Como lidam com a "queda"?  Levantam , "sacodem a poeira" e seguem em frente ou pensam em desistir?
 
Os números comprovam que a realidade é bem cruel. 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos no mercado, segundo o Sebrae.
 
Outros dizem que 40% dos negócios fatalmente fracassarão nos 3 primeiros meses de operação.
 
Mas mesmo os negócios com mais tempo de vida também estão sujeitos ao fracasso. E já que não tem como evitá-lo, o que resta é aprender com ele.
 
É como se você passasse por um campo minado e várias bombas estourassem. De tanto passar por ali você acaba decorando os locais perigosos e evita cada um deles.
 
Adquire maturidade na gestão do seu negócio e também fortalece sua inteligência emocional - já sabe a dor do fracasso e como lidar com ela.
 
Essa inteligência emocional já foi a chave fundamental para que vários empreendedores que fracassaram no passado terem chegado tão longe apesar de tudo jogar "contra".
 
Resiliência, empatia e autoconhecimento são características comuns entre estas pessoas. 
 
1. Walt Disney
 

Demitido do trabalho no Jornal de Kansas City nos EUA por "não ter boas ideias", Walt Disney trilhou uma jornada nada fácil até o sucesso. 

 

A primeira empresa que ele fundou era uma produtora que não sobreviveu sequer dois anos e se afogou em dívidas. 

 

Graças à sua insistência foi parar em Hollywood onde criou o Mickey Mouse e viu sua sorte mudar para sempre.

 

 

2. J.K. Rowling (Harry Potter)

 

Quem diria que a mulher mais conhecida do Reino Unido e a maior escritora de sua época teve seu primeiro livro (Harry Potter e a Pedra Filosofal) foi rejeitada por nada menos do que 12 editoras. 

 

J. K Rowling começou a escrever Harry Potter enquanto passava por problemas financeiros e emocionais.

 

Foi mãe solteira e vivia com um seguro-desemprego, além de ter sido diagnosticada com depressão e cogitado o suicídio antes de conseguir que sua obra chegasse ao grande público.

 

 

3. Jack Ma (Alibaba e Ali Express)

 

“Sua atitude é mais importante que suas capacidades aparentes", esta é uma das frases famosas de Jack Ma.

 

De professor de inglês a dono do maior e-commerce do mundo, Jack Ma detém hoje uma fortuna está avaliada em US$ 40 bilhões.

 

Apesar disso, foi um dos empreendedores mais rejeitados no passado: teve o ingresso negado por 3 faculdades e em mais de 30 trabalhos diferentes por "não ser bom o suficiente". Mesmo assim ele acreditou em si mesmo e conseguiu.

 

 

4. Bill Gates

A primeira start-up de Bill Gates, em 1970, era dedicada a automatizar relatórios de trânsito, uma solução eficiente para um problema pouco comum à época.

 

O projeto fracassou. Após muita insistência, Gates e seu sócio Paul Allen fundaram a Microsoft, uma das empresas responsáveis pela revolução do computador pessoal no mundo. Ele tem uma frase muito interessante que resume bem sua relação com o fracasso - ele o vê como uma ótima forma de aprender.

 

"O sucesso não é um bom professor. Ele seduz as pessoas inteligentes, e costuma levá-las a acreditar que jamais perderão." 

 

Ele acredita que a paciência e o autoconhecimento são características importantes para o sucesso.

 

 

5. Albert Einstein

 

Nem Albert Einstein esteve livre do fracasso. Sem falar até os 4 anos de idade, seus professores chegaram a dizer que ele tinha problemas mentais e sua fama era de aluno ruim na escola. Nunca teve grandes notas.

 

Mesmo depois de se formar na faculdade ele demorou dois anos para conseguir um emprego. 

 

É dele a frase "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” e "Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa."

 

 

E você como o fracasso e a frustração te ajudam a inovar no seu trabalho? Compartilhe comigo no oi@houseoffeelings.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags