O poder da gentileza no dia a dia da sua empresa

November 19, 2019

 

 

Um ambiente de trabalho saudável faz total diferença para a performance de uma equipe e, no final das contas, para a sua empresa também. 

 

Parece óbvio, mas são pequenos gestos no dia a dia que, quando somados, nos fazem perceber se um determinado ambiente é agradável. E cultivar um ambiente saudável não é só "legal", mas ajuda a prevenir doenças como burnout, depressão e ansiedade, doenças que infelizmente se tornaram comuns dentro das empresas.

 

Se a sua empresa já possui uma cultura sólida, com equipes alinhadas e engajadas que trazem resultados incríveis, meus parabéns. Seu desafio será manter tudo isso “de pé” e fazer com que os novos talentos também propaguem seus valores e propósitos.

 

Se você ainda está começando ou precisa construir tudo do zero, há uma grande oportunidade de co-criar a identidade da empresa junto com a sua equipe - o que dará muito mais consistência e espontaneidade à sua cultura.

 

No dia a dia muitas vezes acabamos não dando tanta importância aos pequenos gestos, afinal estamos no meio do turbilhão de coisas (reuniões, trânsito, família, chefes, etc) mais “urgentes”. 

 

Os profissionais que estiverem atentos ao que acontece ao redor terão muito mais chances de desenvolverem soft skils importantes como comunicação, empatia, colaboração e por aí vai.

 

Vamos conhecer algumas atitudes que você deve estimular na sua empresa? Continue lendo este post:

  • Gentileza: “bom dia”, “boa tarde”, "com licença", “como vai?”... Estas palavras ainda fazem parte do vocabulário humano. Observe se há falta desse tipo de cumprimento na sua empresa. Se as pessoas não conversam entre si dentro do escritório fica muito difícil elas tratarem o cliente de forma gentil também.

  • Respeito à privacidade: as pessoas costumam respeitar o espaço uma das outras? Em tempos em que a privacidade é um bem escasso, fique de olho em situações de exposição desnecessárias ou intimidadoras.

  • Respeito à diversidade de pensamento: durante uma reunião é difícil manter os ânimos calmos quando as pessoas discordam entre si? Ter atrito é absolutamente normal, mas o objetivo deve ser sempre encontrar um ponto comum para avançar na discussão.

  • Respeito às minorias: quando falamos em ‘inclusão’ muita gente torce o nariz. É inacreditável pensar que até mesmo dentro das empresas contemporâneas, cujos colaboradores pertencem à nova geração, existe preconceito religioso, de gênero ou qualquer outro. Ninguém deve se sentir excluído e é importante coibir qualquer tipo de intolerância ou atitude preconceituosa deve ser tratada com a devida atenção.

  • Comunicação ativa: maus entendidos acontecem, mas a falta de transparência na comunicação pode acabar com a sua empresa. Adote processos que estimulam a conversa entre as pessoas pode ajudar: e-mails de comunicação interna, ferramentas, reuniões diárias rápidas e outros. 

  • Confiar é respeitar: Um ambiente onde as pessoas confiam umas nas outras é um ambiente com respeito. Segundo estudos científicos, a confiança funciona como uma alavanca de performance. Comportamentos sociais são movidos pela liberação da ocitocina no cérebro e motiva as pessoas a interagir umas com as outras, além de tornar a empatia delas mais eficiente. 

As pessoas na sua empresa praticam a gentileza? O que você pode fazer para exercitar a gentileza no dia a dia?​

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O preço que você está pagando por suas escolhas está valendo a pena?

June 24, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags